O espelho que o Outro é para nós

Identificamos, por insights, aspectos, que o Outro com em um espelho se nos mostra aspectos subjetivos de nossa identidade que integramos a nós. O nome é mais que simples palavra.

O nome institui a pessoa. Ele integra ao Ser anônimo, a rigor desconhecido incognoscível, a sua identidade. O nome da pessoa no Antigo Testamento identificava as características do nomeado. O nome dava a conhecer a pessoa.

A identidade é uma construção intersubjetiva em constante alternidade tendo o Outro como espelho. Com essa constante alternidade, desde o período do infans, essa constante alternidade desde os primeiros momentos de vida e que depois seguem por todos os dias de nossa vida constituímos o nosso Ser e a nossa identidade . A noção da identidade associa-se principalmente a um sentimento de continuidade. Este sentimento é o que pode distinguir o Ser de qualquer outra pessoa tornando-o único no universo. A identidade é um aspecto do Self sempre em processo de desenvolvimento (PINHEIRO. 2003, ps. 39-41). A identidade é um conceito aberto. A cada relacionamento intersubjetivo o Outro se nos apresenta como um espelho no qual nos vemos. Como no espelho comum, quando nos miramos nele, vemos alguns aspectos que é preciso ajeitar. Assim, é também no espelho do nosso Self. Nele encontramos aspectos inovadores e imagens que necessitam de uma reformulação.

Deixe um comentário